IGR Caminhos da Natureza apresentou conquistas em Encontro Estadual que abordou regionalização do turismo em MS


Presidente Cláudio Pampa, diretor-executivo Agnaldo, diretor de comunicação Lukas posam com superintendente de turismo de MS Bruno Wendling

As Instâncias de Governança Regional (IGRs) de Mato Grosso do Sul tiveram seu espaço exclusivo para mostrar suas ações e planejamentos ao gestores públicos municipais de turismo durante o III Curso de Capacitação dos Gestores Públicos Municipais de Turismo realizado entre os dias 9 e 11 de abril de 2025 em Campo Grande. O Estado está divido em 9 instâncias. A que compreende os municípios do conesul do estado (Juti, Naviraí, Itaquirái, Eldorado, Mundo Novo, Japorã e Iguatemi)  é denominada IGR “Caminhos da Natureza Conesul” e marcou presença no encontro com diretores que além de conhecer as ações das outras IGRs, puderam apresentar um relatório das ações e conquistas obtidas até os dias de hoje. O encontro teve o objetivo maior de promover a troca de experiências e alinhar estratégias para fortalecer a regionalização do turismo em todo o território sul-mato-grossense.

 

O encontro destacou a importância do trabalho colaborativo e da valorização das especificidades regionais como estratégias essenciais para o desenvolvimento sustentável e competitivo do turismo em Mato Grosso do Sul. A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) aproveitou o evento para lançar oficialmente o Manual Informativo sobre a Regionalização do Turismo de MS. A publicação foi elaborada com o objetivo de orientar gestores públicos, empresários do setor, universidades e organizações da sociedade civil sobre as diretrizes e ações que estruturam a política de regionalização turística no estado. O manual reúne conteúdos detalhados sobre o Programa de Regionalização do Turismo (PRT), coordenado pelo Ministério do Turismo, além de explicações sobre o Mapa do Turismo Brasileiro. Outro destaque é a abordagem sobre as Instâncias de Governança Regional (IGRs), estruturas que articulam a gestão colaborativa entre os municípios e demais atores locais, fundamentais para o fortalecimento do turismo regionalizado.

 

 

Na programação excluvisa destinada as IGRs, a consultora Fernanda Fedrigo do Sebrae, apresentou o case da ADETUR Cataratas e Caminhos, um modelo de excelência em governança turística no Paraná, destacando práticas eficazes em planejamento, gestão participativa e sustentabilidade financeira. Na sequência cada IGR teve um momento para  compartilhar seus avanços, desafios e boas práticas, reforçando a cooperação entre as regiões turísticas. Essa iniciativa sublinha o compromisso do Estado com o Programa de Regionalização do Turismo, promovendo uma gestão descentralizada e integrada, alinhada aos princípios da Política Estadual de Turismo. O presidente Cláudio José Marques da Silva “Pampa” de Naviraí e o diretor-executivo Agnaldo Maximino dos Santos de Eldorado mostraram em slides, todo o trabalho de mobilização e reativação da IGR iniciado em 2022 com a adesão de membros em cada cidade comprometidos com o desenvolvimento do turismo e unidos em objetivos em comum como a criação de um corredor de ecoturismo conectando todas as aréas de desenvolvimento em potencial dos 7 municípios da Instância.

 

Além dos diretores de Naviraí e Eldorado, representantes das outras cidades da IGR como Mundo Novo, Itaquiraí , Juti, Japorã e Iguatemi se fizeram presentes nos 3 dias de encontro reforçando a representatividade da Instância bem como o compromisso para com seus municípios em promover o desenvolvimento desse tão importante segmento da economia.

 

 


Fonte: FONTE: Assessoria de Comunicação Fotos: Divulgação



Acompanhe nossas redes: