As Instâncias de Governança Regional (IGRs) de Mato Grosso do Sul tiveram seu espaço exclusivo para mostrar suas ações e planejamentos ao gestores públicos municipais de turismo durante o III Curso de Capacitação dos Gestores Públicos Municipais de Turismo realizado entre os dias 9 e 11 de abril de 2025 em Campo Grande. O Estado está divido em 9 instâncias. A que compreende os municípios do conesul do estado (Juti, Naviraí, Itaquirái, Eldorado, Mundo Novo, Japorã e Iguatemi) é denominada IGR “Caminhos da Natureza Conesul” e marcou presença no encontro com diretores que além de conhecer as ações das outras IGRs, puderam apresentar um relatório das ações e conquistas obtidas até os dias de hoje. O encontro teve o objetivo maior de promover a troca de experiências e alinhar estratégias para fortalecer a regionalização do turismo em todo o território sul-mato-grossense.
O encontro destacou a importância do trabalho colaborativo e da valorização das especificidades regionais como estratégias essenciais para o desenvolvimento sustentável e competitivo do turismo em Mato Grosso do Sul. A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) aproveitou o evento para lançar oficialmente o Manual Informativo sobre a Regionalização do Turismo de MS. A publicação foi elaborada com o objetivo de orientar gestores públicos, empresários do setor, universidades e organizações da sociedade civil sobre as diretrizes e ações que estruturam a política de regionalização turística no estado. O manual reúne conteúdos detalhados sobre o Programa de Regionalização do Turismo (PRT), coordenado pelo Ministério do Turismo, além de explicações sobre o Mapa do Turismo Brasileiro. Outro destaque é a abordagem sobre as Instâncias de Governança Regional (IGRs), estruturas que articulam a gestão colaborativa entre os municípios e demais atores locais, fundamentais para o fortalecimento do turismo regionalizado.
Na programação excluvisa destinada as IGRs, a consultora Fernanda Fedrigo do Sebrae, apresentou o case da ADETUR Cataratas e Caminhos, um modelo de excelência em governança turística no Paraná, destacando práticas eficazes em planejamento, gestão participativa e sustentabilidade financeira. Na sequência cada IGR teve um momento para compartilhar seus avanços, desafios e boas práticas, reforçando a cooperação entre as regiões turísticas. Essa iniciativa sublinha o compromisso do Estado com o Programa de Regionalização do Turismo, promovendo uma gestão descentralizada e integrada, alinhada aos princípios da Política Estadual de Turismo. O presidente Cláudio José Marques da Silva “Pampa” de Naviraí e o diretor-executivo Agnaldo Maximino dos Santos de Eldorado mostraram em slides, todo o trabalho de mobilização e reativação da IGR iniciado em 2022 com a adesão de membros em cada cidade comprometidos com o desenvolvimento do turismo e unidos em objetivos em comum como a criação de um corredor de ecoturismo conectando todas as aréas de desenvolvimento em potencial dos 7 municípios da Instância.
Além dos diretores de Naviraí e Eldorado, representantes das outras cidades da IGR como Mundo Novo, Itaquiraí , Juti, Japorã e Iguatemi se fizeram presentes nos 3 dias de encontro reforçando a representatividade da Instância bem como o compromisso para com seus municípios em promover o desenvolvimento desse tão importante segmento da economia.